Notícias

Itaú BBA aponta possibilidade de baixa na cotação do arroz

Os dados estão disponíveis no Agro Mensal, relatório divulgado pela consultoria

Produção de arroz no Mercosul em 2025 poderá ser a maior dos últimos dez anos | Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa/Divulgação/CP

O bom desempenho das lavouras de arroz no Mercosul em 2025 deve pressionar as cotações do cereal, prevê o Itaú BBA na edição de janeiro do relatório Agro Mensal.

“Boas condições no plantio e expansão da área cultivada sugerem volumes elevados, tanto no Brasil quanto nos demais países do bloco”, diz o texto.

De acordo com a consultoria, os resultados da safra podem significar um recorde dos últimos dez anos.

Na prática, a cotação começou a cair desde dezembro. Na Bolsa de Chicago, no início do mês a tonelada era comercializada a 335,43 dólares, mas encerrou o ano a 309,05 dólares a tonelada, uma queda de 7,8%. Grande parte desse movimento foi motivado pela normalização do comércio internacional, especialmente dos países da Ásia, com a volta da Índia às exportações.

Já o preço do cereal no Brasil, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea Esalq/USP), 3% em relação a novembro de 2024.

Mesmo com retração no fechamento do ano, com a saca de 50 quilos cotada a R$ 99,15 no estado, de acordo com Cepea, a média de preços de 2024 no mercado local registrou alta de 19% em relação a 2023, informa o relatório. Com valor de R$ 113, atingiu a maior média anual dos últimos cinco anos.

Área expandida

Ainda que o Rio Grande do Sul, responsável por 70% do arroz brasileiro, tenha aumentado apenas 3% a área destinada à cultura, Argentina, Paraguai e Uruguai expandiram em mais de 10% o plantio. No Brasil, a semeadura está na fase final, com 94% da área total plantada até 5 de janeiro, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Rio Grande do Sul, o principal estado produtor, 98% da área prevista foi semeada, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), contabiliza o relatório. Em Santa Catarina, o plantio também foi concluído.

A Conab projeta que a produção brasileira de arroz em 2025 atingirá 12,1 milhões de toneladas (em casca), um crescimento de 14% em relação à safra anterior. Este aumento é atribuído à melhoria na produtividade e à expansão da área plantada. Apesar das condições climáticas favoráveis até o momento, o fenômeno La Niña ainda representa um risco à safra.

No restante do Mercosul, as perspectivas também são otimistas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima que o bloco produzirá 10,9 milhões de toneladas de arroz beneficiado (equivalente a 16 milhões de toneladas em casca), o maior volume desde a safra 2014/15. Para o Brasil, a estimativa do departamento é de 8 milhões de toneladas de arroz beneficiado (11,8 milhões de toneladas em casca), um pouco abaixo da projeção da Conab.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.