Divulgação foi antecipada pelo Ministério da Educação
Inep divulga gabarito oficial do Enem | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP
O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quinta-feira os gabaritos oficiais e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A divulgação, estava prevista para o dia 20, mas foi antecipada e os candidatos podem acessar os resultados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo informações do site R7, uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Veja o número da questão em cada um dos cadernos: 124 no verde; 100 no cinza; 129 no azul e 102 no amarelo. O MEC declara que ela não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes.
Estudos
Estudos para otimizar avaliações educacionais no país, por meio do uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estão sendo feitos pelo Inep/MEC.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que está em análise a possibilidade de o Enem voltar a certificar a conclusão do Ensino Médio (que deixou de vigorar para esse fim em 2016, ficando somente a cargo do Encceja). E seria para estudantes maiores de 18 anos de idade, em mudança que já valeria no Enem de 2025.
Conforme o ministro, permitiria que o aluno aprovado no Exame já pudesse ingressar na universidade. “A ideia é manter o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), mas permitir que o jovem também tenha a possibilidade de usar o Enem para o certificar.” E acrescentou que “dá mais abrangência e permite que seja feita a prova e o aluno já tenha acesso à Educação Superior”.
Outra novidade em estudo no Inep é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), adotado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes brasileiros. Assim, Camilo revela que para os estudantes do final do Ensino Médio poderia valer o resultado do Enem. “Às vezes, o aluno do 3° ano do Ensino Médio prioriza o Enem, em detrimento à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade de o Enem, para o aluno do 3° ano, já servir para a prova do Saeb.” Ele acrescenta que “o Inep terá prazo, até antes das inscrições do próximo ano, para concluir essa recomendação”, e que trata-se de um passo do MEC para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025. Diz, ainda, que a discussão será ampliada com as redes de ensino no país.
Comments Closed