Estrutura física e capacidade técnica instalada colaboram para possível escolha do Beneficente São Carlos
O Hospital Beneficente São Carlos, localizado em Farroupilha, na Serra gaúcha, poderá se tornar uma instituição referência na área de Traumatologia de Alta Complexidade. O local foi escolhido devido à boa avaliação da sua estrutura física, além da capacidade técnica instalada e qualificada. A proposta foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite e encaminhada ao Ministério da Saúde.
De acordo com o projeto, o Hospital São Carlos será responsável pela Traumatologia de Alta Complexidade da 26ª Região de Saúde Uva e Vale, que abrange 12 municípios, além de parte da 25ª Região Vinhedos e Basalto, totalizando 20 municípios.
Caso o Hospital São Carlos seja definido como instituição referência, Farroupilha passará a ser o município sede da especialidade, cobrindo uma abrangência de 380 mil habitantes no atendimento de urgências e emergências, assim como de cirurgias eletivas. Atualmente, a região contabiliza uma demanda de cerca de 2,5 mil procedimentos em espera.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosane Rosa, o momento é histórico para o município. “Quero destacar a importância da participação de todos os prefeitos e secretários de Saúde destas duas regiões na construção desta habilitação”, declarou.
No início deste mês, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, esteve com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília, oportunidade em que solicitou agilidade nos trâmites da habilitação do serviço de Traumatologia em Alta Complexidade para o São Carlos.
Fonte: Correio do Povo
Comments Closed