
A Fenasoja 2026 criou um evento exclusivo para falar do futuro da soja, o Soy Summit. O encontro ocorrerá no auditório do Centro Cívico de Santa Rosa no dia 30 de abril, um dia antes da abertura da feira. O objetivo é conectar líderes do agronegócio, pesquisadores, executivos e autoridades políticas.
“Vamos discutir toda a cadeia produtiva, desde pesquisa, agregação de valor, logística, mercado, clima, recuperação judicial e exportações”, detalha o presidente da Fenasoja, Marcos Eduardo Servat.
O Soy Summit ocorrerá anualmente e será itinerante nos anos em que não é realizada a Fenasoja, que é bianual. Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja que ganhou em 2025 o Prêmio Mundial de Alimentação, reconhecido como o Nobel da agricultura, é presença confirmada. O consultor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e ex-CEO da John Deere Paulo Herrmann também participará do evento, assim como o meteorologista Luiz Carlos Baldicero Molion, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Novidades da feira
No ano em que completa 60 anos, a Fenasoja traz novidades. Será a primeira edição sem cobrança de ingressos, com exceção dos shows realizados na arena. A mostra foi ampliada para 620 expositores e as agroindústrias passaram de 23 para 65 espaços disponíveis. Com foco em promover negócios, a Fenasoja não divulgará balanço com expectativa de vendas. “É uma quebra de paradigma, pois os números criam muitas vezes uma falsa impressão dos negócios realizados”, justifica o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.
Fonte: Correio do Povo