Notícias

Enem dos Concursos terá 18,8 mil inscritos no RS neste domingo

 Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil / CP

O Rio Grande do Sul terá 18.849 pessoas inscritas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), o chamado Enem dos Concursos, que será realizado no domingo (5). A aplicação das provas ocorrerá em dez municípios gaúchos, com destaque para Porto Alegre, onde a Uniritter – campus Manoel Elias concentrará o maior número de participantes: 2.551.

Do total de candidatos no estado, 56,3% são mulheres e 43,6% homens. O certame, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), busca ampliar a diversidade no serviço público federal. “Quanto mais diverso forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade, mais eles trazem outras formas de olhar a política pública”, afirmou a ministra Esther Dweck.

Provas no RS

As provas no estado serão aplicadas em Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, em 38 locais diferentes. O bloco mais concorrido é o de Administração, que reúne 4.667 candidatos.

Entre os inscritos no Rio Grande do Sul estão 2.997 pessoas negras, 71 indígenas, 65 quilombolas e 792 candidatos com deficiência. O edital prevê políticas afirmativas para garantir reserva de vagas e igualdade de condições no acesso às carreiras públicas.

Participação no Rio Grande do Sul em números:

  • Total de pessoas candidatas inscritos: 18.849
  • Percentual em relação ao total nacional: 2,49%
  • Número de cidades onde serão aplicadas as provas: 10
  • Municípios com locais de provas: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana
  • Número de locais de prova: 38
  • Principal polo de aplicação: Uniritter – Manoel Elias, com 2.551 inscritos
  • Bloco mais concorrido: Bloco 5 – Administração, com 4.667 participantes

Vagas e estrutura

concurso oferece oportunidades com lotação no RS em órgãos como Agência Nacional do Petróleo (ANP), Marinha, Exército e ministérios, mas a maioria dos candidatos busca vagas de âmbito nacional. A estrutura para o exame contará com equipes de fiscalização, monitoramento em tempo real pelo MGI e apoio das forças de segurança no transporte e guarda das provas.

Serviço

  • Data: 5 de outubro de 2025
  • Horário: nível superior, das 13h às 18h; nível intermediário, das 13h às 16h30 (portões fecham às 12h30, horário de Brasília)
  • Documentos: originais com foto, físicos ou digitais nos apps oficiais (CNH, e-Título, Identidade Digital)
  • Cartão de confirmação: disponível em Link

Nacional

Em todo o Brasil, o CPNU 2 registrou 761.528 inscritos para 3.652 vagas em 32 órgãos federais. As provas serão aplicadas em 228 cidades de todas as unidades da federação. O resultado da prova objetiva sairá em 12 de novembro, e a discursiva será aplicada em 7 de dezembro. A primeira lista de classificados será divulgada em 20 de fevereiro de 2026.

O CNU terá medidas de aprimoramento de segurança, como detectores de metal em todas as salas e banheiros e detectores de ponto eletrônico. Além disso, as provas terão identificação com código de barras para cada candidato em todas as páginas e o tipo de prova só será revelado quando os gabaritos forem divulgados.

As medidas foram anunciadas pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), após operação realizada nesta quinta-feira (2) pela Polícia Federal que indicou uma fraude pontual na primeira edição do CNU, realizada em 2024.

“A Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares estaduais estão atuando de forma mais ampliada na escolta de provas, enquanto a Força Nacional junto com as PMs estaduais está garantindo a guarda das provas nos locais de armazenamento”, informou o MGI, em nota.

Segundo a pasta, a realização do concurso envolve uma Operação Integrada de Segurança Pública, nos moldes da operação para transporte seguro de urnas eletrônicas. A operação envolve as forças de segurança de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.