Em entrevista a Rádio Cidade FM 87.9 Comunitária de Bossoroca a Escrivã da Delegacia de Polícia Civil de Bossoroca Vanessa Silveira Polga informou a comunidade sobre os estelionatos que estão acontecendo através do Whatsapp.
Conforme Vanessa muitos cidadãos estão recebendo ameaças pelo Whatsapp e em seguida os estelionatários exigem valores em dinheiro. A Escrivã alerta para que as pessoas não realizem transferências ou PIX e em casos de dúvidas bloqueie o número e entre em contato com Brigada Militar ou Polícia Civil e não passem nenhuma informação sobre a vida privada.
Vanessa comentou que recebe muitos questionamentos da população sobre como os estelionatários descobrem os dados e número de celular e questões familiares da vítima. Ela esclarece que isso acontece por conta da internet, devido a realização dos cadastros diversos, há a vazão de dados, hackers fazem o roubo destes e vendem na internet, desta forma acabam municiando os estelionatários com essas informações, assim como as redes sociais também se tornam uma ferramenta para os mesmos.
A Escrivã Vanessa Silveira informou que devemos prestar atenção na escrita,pois geralmente escrevem de forma errada e enviam áudios com um sotaque que não é daqui. Estas são algumas formas de identificar se está acontecendo um golpe.
Assim como o golpe dos nudez, o golpe usando a foto da Brigada Militar e da Delegacia de Polícia Civil vem sendo frequentes, a Escrivã alertou a comunidade que a Brigada Militar e a Polícia Civil não solicitam dinheiro através do Whatsapp e quando houver extorsão de dinheiro a vítima deve procurar estas autoridades,pois com certeza o número é falso e não precede. O momento em que ocorrer esta situação o cidadão deve comunicar imediatamente a Polícia Civil ou Brigada Militar, pois esse ato é crime e deve ser realizada uma denúncia.
A comunidade também deve ter muito cuidado com os sites falsos, ao realizarem pagamentos de boletos e ao pesquisar no site de buscas clicar no primeiro link que aparecer. Acontece que as vezes esse link é o chamado Phishing que é o golpe em que você abre um site que até parece real e gera um boleto, mas no entanto é falso, você realiza o pagamento e o valor vai para a conta de um estelionatário. Muita atenção nas compras realizadas na internet, deve desconfiar de valores muito abaixo do mercado, pois com certeza trata se de golpe.
Há também um golpe que simula um empréstimo, a pessoa clica em um link na internet, faz uma simulação e encaminha todos os dados e fotos de documentos. Os estelionatários em posse desses dados abrem contas em bancos digitais com o nome da pessoa que acaba se tornando um laranja nesses golpes e sem saber o nome vai para uma investigação. Muito cuidado ao realizar uma simulação de empréstimo, nenhuma empresa que faz empréstimos solicita depósito, nesses casos procurem a Delegacia de Polícia Civil.
Cuidado com o golpe em que usam fotos dos familiares no Whatsapp pedindo dinheiro. Se há algum familiar seu pedindo dinheiro, faça uma chamada de vídeo via Whatsapp e confirme se realmente é verdade. Então é necessário redobrar a atenção nesses casos e orientar os mais velhos a terem calma nessas situações e comunicarem a Delegacia de Polícia Civil ou Brigada Militar.
O horário de atendimento da Delegacia de Polícia Civil é das 8h00 às 12h00 e das 13h30min às 18h00.
Fonte: Rádio Cidade FM 87.9
Comments Closed