Cinco colégios municipais e dois estaduais tiveram problemas

São Borja, na Fronteira Oeste, foi atingida por mais um temporal entre o final da tarde de segunda-feira e a manhã desta terça-feira. Conforme informações do prefeito em exercício do município, Jefferson Olea Homrich, foram mais de 195 milímetros em menos de 24 horas. Ele conta que há vários pontos da cidade com alagamentos. Com isto cinco escolas municipais e duas estaduais, localizadas na zona rural tiveram as aulas canceladas, devido a impossibilidade de tráfego do transporte escolar nas escolas do interior. Já outras duas escolas de educação infantil do município também tiveram que suspender as aulas devido a alagamentos. Há relatos que casas foram invadidas pela água em vários pontos da cidade, principalmente nas regiões mais baixas, como avenida Leonel Brizola, Vila Marrocos, na região da Salgado Filho e do Joquei. “Infelizmente foi muita chuva e a drenagem foi insuficiente”, lamenta.
Ele conta que a cidade está em emergência devido às chuvas de maio quando a precipitação chegou a 550 milímetros. “Só hoje foram 195, sem contar que há uma semana tivemos granizo no interior atingindo 215 casas em duas comunidades”, enumera.
Na cidade não há registro de desalojados ou desabrigados. “Como inundou o pátio da escola Getúlio Vargas, a água acabou indo na Casa da Acolhida, quase meio metro, mas agimos rápido e com o suporte da defesa civil se resolveu o problema”, relata. Ele confirma que o maior problema hoje é a situação das ruas. “Os sistemas das vias romperam os buracos e estamos programando uma operação emergencial assim que as chuvas cessarem”, garante.
Fonte: www.correiodopovo.com.br
Comments Closed