Notícias

Áreas de instabilidade no RS trazem chuva forte à tarde, diz MetSul

Dia começa ainda com tempo firme e o sol aparece com nuvens

Chuva está prevista para começar a tarde deste sábado | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul e imagens de radar mostravam no começo da manhã deste sábado áreas de instabilidade trazendo tempo chuvoso em pontos do Norte do estado, especialmente no Médio e no Alto Uruguai. Segundo a MetSul Metereologia, é o começo de um episódio de forte instabilidade que trará muita chuva para o estado gaúcho neste fim de semana.
Na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto, este sábado começa ainda com tempo firme e o sol aparece com nuvens em mais um amanhecer com frio na maioria das localidades do estado. Nas próximas horas, a nebulosidade estará em gradual aumento no território gaúcho à medida que a instabilidade avança de Norte para Sul no Rio Grande do Sul.

Já durante esta manhã a nebulosidade aumenta muito na maioria das regiões gaúcha e o céu passa a nublado e encoberto do Centro para o Norte do estado com chuva em vários pontos da Metade Norte gaúcha. Da tarde para a noite, as nuvens avançam para a Metade Sul e a chuva alcança a maior parte do território gaúcho, exceção de pontos mais ao Sul do estado e várias localidades da fronteira com o Uruguai.

Os dados analisados indicados pela MetSul Meteorologia seguem indicando que a instabilidade maior no Rio Grande do Sul se dará entre o final da tarde e noite deste sábado e o começo do domingo. Será o período de maior risco de chuva moderada a forte com pancadas localmente torrenciais na Metade Norte gaúcha, com prováveis raios e trovoadas em diferentes pontos e não se descartando a ocorrência de granizo em pontos localizados. Os maiores volumes de chuva entre a tarde e noite deste sábado e o começo do domingo devem se dar nas Missões e outras áreas do Noroeste, no Planalto Médio, Vales, Serra, Campos de Cima da Serra, Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.

Os acumulados de chuva na maioria das localidades destas regiões devem ficar entre 50 mm a 100 mm, mas haverá pontos em que os volumes podem se aproximar ou passar de 150 mm, ou seja, mais do que a média histórica de precipitação do mês de junho inteiro em poucas horas.

O retorno da chuva neste sábado ao Rio Grande do Sul é favorecido inicialmente pelo avanço de ar mais quente sobre Santa Catarina e o Paraná em altitude que, ao encontrar a massa de ar frio sobre o Sul do Brasil, instabilizar a atmosfera. Somando-se a isso, com um centro de baixa pressão que estará amanhã na costa e o avanço de uma nova massa de ar frio de Sul a partir do Norte e do Nordeste da Argentina, organiza-se uma frente fria no começo do domingo que traz chuva mais forte para a Metade Norte.

Fonte: www.correiodopovo.com.br

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.