Instituto Butantan liberou nesta sexta último lote de vacinas produzidas a partir do insumo recebido em abril e paralisou produção da vacina por falta de matéria-prima
O Rio Grande do Sul recebeu no início da manhã desta sexta-feira mais um lote da vacina Coronavac contra a Covid-19. A chegada de 62.400 doses ao Estado se deu em avião vindo de Guarulhos (São Paulo), que pousou no aeroporto de Porto Alegre pouco depois das 6h30min, com atraso de 25 minutos em razão de nevoeiro. As ampolas seguiram para o Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital, de onde serão partilhadas aos municípios gaúchos pela Secretária Estadual da Saúde.
O deslocamento do lote contou com escolta da Polícia Federal. Essa entrega faz parte da última oriunda do acordo inicial firmado com as autoridades nacionais pelo Instituto Butantan, que produz o fármaco a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China. A instituição anunciou que suspendeu a manufatura do imunizante justamente pela falta de insumos, cujo transporte está retido pelo governo do país asiático.
Ontem à noite, por volta das 23h20min, cerca de 365 mil doses de vacinas chegaram ao Estado. São 127,6 mil doses de CoronaVac e 237.250 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Enquanto a primeira será destinada exclusivamente à segunda aplicação para quem recebeu a primeira há 28 dias ou mais,a. segunda parte ficará guardada na Ceadi, igualmente para a injeção de reforço.
Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/
Comments Closed