De acordo com dados do Ministério da Saúde, capital do RS tem 17,3 casos a cada 100 mil pessoas. No momento 70% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade.
Porto Alegre é a quinta capital do país com mais casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de casos da doença na cidade é de 17,3 casos a cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 6,5 casos para cada 100 mil.
O Ministério da Saúde diz que locais que têm 50% a mais da incidência nacional, como é o caso de Porto Alegre, são as situações mais preocupantes.
“Esta incidência está relacionada a um número da população de cada região e obviamente como são capitais acabam concentrando um maior número de casos referenciados pelo interior. Então, estes números são relativos e serão atualizados”, aponta o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.
Porto Alegre atualmente conta com 560 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a ocupação é de 70%. O que significa que de dez leitos de terapia intensiva, sete estão ocupados.
Do total de pacientes internados em Porto Alegre, 16% são por coronavírus, entre suspeitos e confirmados. A cidade tem 8 mil leitos clínicos de internação, sendo 5 mil do Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de saúde de Porto Alegre, Pablo Sturmer, afirma que a situação da Capital está controlada no momento.
“A grande questão é inclinação. Se a gente tiver muito caso ao mesmo tempo, o sistema de saúde não suporta e a gente acaba tendo desassistência. E isso a gente não está vendo em Porto Alegre, na verdade ele está super estável”.
O Rio Grande do Sul tem incidência abaixo da nacional: 4,8 por cada 100 mil habitantes.
Fonte: https://g1.globo.com/
Comments Closed