Chuva causa alagamentos em pontos de Porto Alegre e da Região Metropolitana

Cachoeirinha, Gravataí e capital gaúcha registraram alagamentos. Em alguns locais, água entrou em residências.


Água entrou dentro de casas em Cachoeirinha — Foto: Matheus Felipe/RBS TV

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul causa alagamentos em pontos da Região Metropolitana e em Porto Alegre na manhã desta terça-feira (16). Em Cachoeirinha, a água chegou a entrar dentro de casas, gerando transtornos aos moradores.

O cachoeirense Ademar Baragano Borba, de 61 anos, mora com a mãe, de 86. Ele construiu um muro na porta de casa para que alagamentos parassem de ocorrer. Mas não adiantou. A água chegou aos quartos nesta manhã.

A mãe de Ademar, que tem problemas de saúde, precisou ser colocada em outro cômodo da casa para escapar do alagamento.

“Agora tem que esperar descer a água para depois começar a limpar”, diz Ademar.

Moradores relataram também que houve transtornos em Gravataí e em Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou acúmulo de água em várias ruas e avenidas da capital.

Às 8h, havia bloqueio total no cruzamento da Sertório com as vias Marquês do Alegrete, São Salvador, Dona Sebastiana e 11 de Agosto.

Na Avenida Wenceslau Escobar, uma árvore caiu e causou congestionamento na Zona Sul no começo da manhã. Bombeiros trabalharam no local e retiraram o vegetal.

A Defesa Civil de Porto Alegre informa que, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva em seis horas na Capital foi de 41,59 milímetros. A precipitação acumulada desde a madrugada chegou a 51,11 milímetros no bairro Partenon, 50,69 milímetros no bairro Protásio Alves e 49,84 milímetros na Cidade Baixa. A média histórica de chuva do mês é de 86,1 milímetros.

A prefeitura acrescenta que 15 Equipes de Manejo Arbóreo (EMA), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), atuam nas ruas de Porto Alegre priorizando vias com bloqueio total ou parcial.

Fonte: G1