Temporal causa transtornos em cidades do Rio Grande do Sul

Mau tempo destelhou residências em São Leopoldo, Novo Hamburgo e Teutônia, além de causar complicações no trânsito de Porto Alegre. Chuva forte deve aparecer por várias regiões, e prosseguir no final de semana.

Chuva danificou imóveis em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/Divulgação

A chuva que atingiu parte do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira (14) causou transtornos em pelo menos quatro cidades do estado. O mau tempo destelhou residências em São Leopoldo e danificou um estádio de futebol em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de causar estragos em Teutônia, no Vale do Taquari, e complicações no trânsito da capital gaúcha.

Em Teutônia, a combinação da chuva com o vento causou estragos. O caso mais grave foi o destelhamento total da sede de uma empresa, no bairro que leva o nome da cidade, segundo informou a prefeitura.

Via bloqueada por telhas em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/divulgaçãoVia bloqueada por telhas em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/divulgação

Via bloqueada por telhas em Teutônia — Foto: Bombeiros de Teutônia/divulgação

Conforme o Corpo de Bombeiros, o vento também arrancou telhas de outros prédios e algumas árvores ficaram caídas. Não há registro de feridos e nem de destelhamento de casas na cidade.

Em São Leopoldo, o mau tempo causou estragos em residências e estabelecimentos. Treze escolas tiveram destelhamento, assim como quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS): Campina, São Cristovão, Rio dos Sinos e Santos Dumont. Devido aos estragos, as UBS foram fechadas.

A prefeitura afirma ter registrado mais de 100 quedas de árvores na cidade, além de bloqueio de vias importantes, como a Estrada do Socorro, onde fica a o aterro sanitário. O transtorno poderá afetar o recolhimento de lixo.

Conforme o superintendente da Defesa Civil na cidade, Luiz Andrade, as equipes receberam muitos chamados. “Por enquanto não contabilizamos todas as ocorrências e estamos, na medida do possível, atendendo as famílias que tiveram casas destelhadas”, explica Andrade.

Árvores caídas, casas destelhadas e postes derrubados foram o resultado das chuvas em São Leopoldo, nesta sexta-feira (14) — Foto:  Marcio Grasel/Defesa Civil São LeopoldoÁrvores caídas, casas destelhadas e postes derrubados foram o resultado das chuvas em São Leopoldo, nesta sexta-feira (14) — Foto:  Marcio Grasel/Defesa Civil São Leopoldo

Árvores caídas, casas destelhadas e postes derrubados foram o resultado das chuvas em São Leopoldo, nesta sexta-feira (14) — Foto: Marcio Grasel/Defesa Civil São Leopoldo

O prefeito Ary Vanazzi (PT) convocou reunião de emergência para organizar uma força-tarefa. Lonas estão sendo distribuídas a moradores, e árvores estão sendo retiradas das ruas.

“Fomos pegos de surpresa, um forte temporal atingiu nossa cidade, já chamamos os integrantes do governo e determinamos ações imediatas. Todas nossas equipes foram mobilizadas buscando amenizar o sofrimento da nossa população”, disse Vanazzi.

A capital do estado teve ruas alagadas devido às pancadas de chuva, o que agravou o aumento no movimento devido à saída para o Litoral Norte. O acúmulo de água em vários pontos da cidade causou congestionamento. Alguns semáforos deixaram de funcionar, o que aumento ainda mais a tranqueira.

O Esporte Clube Novo Hamburgo, time de futebol da cidade de mesmo nome, divulgou no Twitter imagens do Estádio do Vale, sede da equipe. A ventania destruiu parte da cobertura metálica que fica sobre a arquibancada.

Previsão do tempo

A chuva forte deve aparecer por várias regiões do estado, e prosseguir no final de semana. A previsão do tempo aponta que sábado (15) deve ser mais um dia de instabilidade devido ao avanço de uma frente fria.

Na Região Central, há risco de temporais com raios e até granizo. Nas outras regiões, as pancadas de chuva serão intercaladas com períodos de sol entre nuvens. Logo cedo, as temperaturas variam de 18°C a 24°C.

Fonte: G1