Notícias

Embrapa lança duas cultivares de uvas para sucos e vinhos de mesa

Foto : Patrícia Ritschel/Embrapa/CP

Embrapa Uva e Vinho (RS) lançou nesta terça-feira (10) duas cultivares de uva para cultivo na Serra, principal polo brasileiro de uvas destinadas ao processamento. Concentrando alta pigmentação na casca e polpa, a BRS Lis e a BRS Antonella são destinadas à elaboração de sucos e vinhos de mesa e fazem parte do programa de melhoramento genético Uvas do Brasil.

Quando combinadas, destacam os técnicos da Embrapa, as variedades ampliam a eficiência produtiva, economizam riscos fitossanitários e qualificam os produtos finais da agroindústria. Foram mais de dez anos de avaliação em áreas experimentais da Embrapa e em unidades de validação, com a participação de produtores e cooperativas, demonstrando desempenho consistente e alinhado às demandas atuais do setor.

De acordo com a Embrapa, a BRS Lis se destaca pela tolerância às doenças míldio e podridão dos cachos, qualidade do mosto (sumo da uva obtida por prensagem) e intensa coloração. Já a BRS Antonella apresenta produtividade e volume, com alta intensidade de cor. Ambas reúnem alto potencial produtivo e qualidade industrial. Os lançamentos ampliam as opções de cultivares nacionais para processamento e fortalecem a autonomia tecnológica da vitivinicultura brasileira.

O lançamento conjunto da BRS Lis e da BRS Antonella amplia o portfólio de cultivares direcionado especificamente para as condições brasileiras. “A entrega dessas duas cultivares tem alto potencial de impacto para o setor produtivo, pois mantém características positivas das tradicionais e traz diferenciais que fortalecem a autonomia tecnológica do setor e criam novas possibilidades de manejo, escalonamento de colheita e qualificação dos produtos finais, agregando valor”, destaca o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin.

Disponibilidade de mudas

O material propagativo das cultivares BRS Lis e BRS Antonella é disponibilizado por meio de viveiristas licenciados pela Embrapa, garantindo qualidade genética e fitossanitária das mudas. A relação atualizada de viveiristas autorizados pode ser consultada no site da Embrapa Uva e Vinho.

Conheça as demais uvas tintórias de processamento do portfólio da Embrapa:

Uva BRS Magna

Cultivar de ciclo intermediário, com alto potencial produtivo. Seu suco é rico em matéria corante e pode ser varietal. É considerada uma cultivar completa, que também pode ser usada em cortes com outras, conferindo-lhes cor, doçura, aroma e sabor.

Uva BRS Cora

Variedade de uva para suco com alta produtividade e ciclo médio, um pouco mais precoce em comparação à uva Isabel. Seu suco tem uma boa relação açúcar/acidez, intensa cor violeta e sabor que lembra o da framboesa. Adapta-se bem às Regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Uva BRS Carmem

Cultivar de ciclo longo, é a mais tardiamente desenvolvida para a elaboração de sucos. Sua cor violácea intensa, aroma e sabor são semelhantes aos da uva Bordô, sendo utilizada também em vinhos de mesa. Tem alto potencial produtivo e é tolerante a doenças, sendo uma boa alternativa ao cultivo orgânico.

Fonte: Correio do Povo

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.