
Abrindo o Circuito Agrária Nutrição Animal, o primeiro Crioulaço da Costa Doce integrou a programação da 10ª edição do rodeio Vem Pra Guaíba Tchê, reunindo 131 competidores e consagrando, na Força A da categoria Crioulaço, as duplas formadas pelos ginetes Gustavo Lima e Kauan Toledo e Kauan Toledo e Artur Oliveira. Já no Laço Criador, os campeões na Força A foram Gilberto Vieira Venturini e Thierri Buffet.
Todos levam para casa a maior premiação: R$ 2 mil em dinheiro, 30 caixas de cerveja, com 12 unidades cada, da Cervejaria Alcapone, apoiadora do evento, além de 30 sacos de Ração Passeio Floc, entregues pela Agrária Nutrição Animal, patrocinadora da disputa. Promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Costa Doce (NCCC), o evento distribuiu mais de R$ 10 mil em prêmios, consolidando-se como a maior premiação já registrada em provas do gênero na região.
Os vencedores
Montando o animal Volta de Honra João Balaio, o ginete Gilberto Venturini comemorou a vitória no Laço Criador, disputado na quinta-feira (22/01), na sede do Piquete de Laçadores Vem Pra Guaíba Tchê em Guaíba (RS). “A mãe desse potro, Volta de Honra João Balaio, é a melhor égua que eu tenho em casa. Essa cobertura foi programada, escolhemos a dedo o Garanhão e hoje, na primeira saída do potro, conseguimos ganhar uma força alta. É muito gratificante esse prêmio, pois é um animal que faz parte da família”, comemora.
Segundo Tiago Sangiogo, presidente do NCCC, a adesão dos participantes corrobora o sucesso da iniciativa. “Foram 131 participantes, sendo 61 inscrições nas forças A, B, C e nove inscrições de laço criador. Ficamos muito felizes em ver toda a rede da Costa Doce prestigiando nosso primeiro Crioulaço. Espero que no ano que vem possamos estar novamente aqui, junto do rodeio Vem pra Guaíba Tchê”, afirma.
As provas foram acompanhadas por Bruno Wagner, inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
As demais duplas campeãs do Crioulaço também ganharam destaque. Na Força B, a disputa consagrou três duplas vencedoras: Tiago Soares Ramos e Francisco da Silveira Cardoso, Marcelo Fragoso e Moisés Silva da Silveira, e Alessandro Darski e Adriano Darski. Já na Força C, os títulos foram conquistados por João Pedro de Freitas Oliveira e João Gabriel de Freitas Oliveira, Ian Dias Bonebeng e Cauí Moraes, Thierri Buffet e Igor Piovezani, além da dupla formada por Ian Dias Bonebeng e Inácio Tolotti. No Laço Criador, os campeões da Força B foram Symon da Silva César, montando a égua Estância do SKC, e Willian Henzel Gossler, com a égua WW Bela Flor. Pela Força C, destacaram-se Pedro Feijó da Rosa, que conquistou títulos montando as éguas Dondoca do Estouro de Tropa e Escaramuça do Estouro de Tropa, além de Alan Bruniczack, com o cavalo AZ de Ouro Belíssima.
Entre os reconhecimentos especiais, o animal Quantia da Cabanha Santa Fé recebeu o selo de raça do Crioulaço. Já o título de melhor animal de laço do Crioulaço, eleito pelo inspetor técnico Bruno Wagner, ficou com RE Saia Justa.
Fonte: Correio do Povo