Notícias

OMS alerta para nova dependência das crianças em cigarro eletrônico

Foto: Fabrice Coffrini / AFP / CP

Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta nesta segunda-feira (6) sobre uma nova onda “alarmante” de dependência em nicotina causada pelo uso de cigarros eletrônicos. A agência de saúde da ONU estima que milhões de crianças já estejam viciadas nesses produtos globalmente.

Pela primeira vez, a OMS calculou o uso mundial de cigarros eletrônicos em mais de 100 milhões de usuários. Desse total, pelo menos 15 milhões são crianças entre 13 e 15 anos, concentradas majoritariamente em países de alta renda.

Indústria mira jovens

A OMS critica a tática da indústria, que apresenta os cigarros eletrônicos como produtos menos nocivos que o cigarro tradicional. Na realidade, segundo a organização, o foco das campanhas é atrair os jovens e torná-los dependentes.

“Os cigarros eletrônicos alimentam uma nova onda de dependência em nicotina,” alertou Etienne King, diretor dos determinantes da saúde, promoção e prevenção na OMS. Ele acrescentou que, embora apresentados como meios de redução de riscos, esses produtos “na realidade tornam as crianças dependentes em nicotina mais cedo e podem comprometer décadas de progresso” na luta contra o tabagismo.

Mudança de tática

Apesar do crescimento do uso de dispositivos eletrônicos, a OMS registrou uma queda no número global de fumantes, que passou de 1,38 bilhão no ano 2000 para 1,2 bilhão em 2024, mesmo com o aumento da população mundial.

Atualmente, a OMS estima que um adulto em cada cinco no mundo é dependente do tabaco. A indústria, no entanto, estaria mudando de tática para tentar manter essa dependência em um nível alto. O tabagismo continua sendo uma das principais causas de morte no mundo, vitimando mais de sete milhões de pessoas por ano, além de mais de um milhão de vítimas do fumo passivo.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.