Notícias

Novo curso de capacitação complementar para profissionais do campo

Foto: Fabiano do Amaral

A necessidade de capacitação e formação de mão de obra qualificada para as mais diferentes e inovadoras demandas do campo levou à criação do Instituto de Tecnologia Agrícola, Qualificação e Estudo (Itaqe). E durante a Expointer a instituição promoveu, em parceria com o Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs), na Casa Agptea (Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola, duas palestras sobre os temas sustentabilidade, tecnologia no campo e oportunidades de negócios no agronegócio. No encontro foi apresentado o curso chamado “Agricultura do Futuro”, que deverá ser lançado até o final do ano.

“O curso vai preparar o profissional para que quando ele chegue na empresa, ou até mesmo se vai usar para si como empresário ou dono de propriedade, ele possa ter uma noção de toda a tecnologia que hoje está disponível”, explicou o presidente da instituição, Jeferson Ferreira, em visita à Casa do Correio do Povo Rural na Expointer. “Na pecuária, ao caminharmos pela feira, há uma grande quantidade de tecnologias”, acrescenta. “Tudo isso a gente vai preparar através deste curso estes profissionais”, complementou. Ferreira lembrou que observa as dificuldades das próprias escolas de formação de técnicos em agropecuária em acompanhar as novas tecnologias disponibilizadas aos profissionais do campo. “É isso que a gente está buscando para este técnico”.

O curso será 60% teórico e 40% prático, junto à máquina ou software, esta parte de conteúdo desenvolvido em bases regionalizadas, para atender às demandas locais. A carga horária é de 300 horas, por um período conforme as demandas da turma. A iniciativa também tem a parceria de empresas de máquinas agrícolas para a cooperação de conhecimentos. “O curso é uma opção do profissional se preparar um pouco mais, não um curso profissionalizante. É uma oportunidade de se buscar conhecimento. Mas com o certificado ele (formado) pode acrescentar à grade curricular”, mencionou. Ferreira acrescentou que serão muitas as áreas a serem atendidas dentro do ambiente de atuação do profissional.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.