
O deputado estadual (MDB), Edivilson Brum, é o novo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul. A nomeação foi publicada na quarta-feira, dia 9. Até a data, a pasta era capitaneada por Clair Kuhn que estava no posto desde junho do ano passado. Outra novidade foi a criação pelo governo gaúcho da Subsecretaria da Irrigação, que será comandado por Paulinho Salerno.
Conforme divulgado pela Seapi, Brum, que exercia seu primeiro mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, afirmou que é uma honra estar à frente da pasta que trata sobre o setor primário – responsável por 40% da riqueza do Rio Grande do Sul.
“A irrigação será um dos projetos prioritários. Temos um percentual muito baixo de lavouras irrigadas e temos que enfrentar essa situação e seus gargalos. O endividamento dos agricultores também é prioridade. Nas últimas cinco safras tivemos frustrações e isso fez o nosso agricultor se endividar. O gaúcho quer pagar suas contas e honrar seus compromissos, mas precisamos que o governo federal se sensibilize em relação ao tema. E vamos dialogar junto”, ressaltou o secretário.
A trajetória pública de Brum começou em Rio Pardo, onde foi vereador (1993–1996) e presidente da Câmara Municipal. Foi eleito vice-prefeito em 1997 e prefeito em 2001, sendo reeleito para um segundo mandato em 2005.
O novo secretário da Seapi também já presidiu a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), de 2006 a 2007, atuou como assessor da presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Agricultura (2012–2013) e ocupou cargos de liderança na Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e na Escola de Gestão Pública de Porto Alegre. Em 2015, assumiu a presidência da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Em 2020, foi eleito novamente prefeito de Rio Pardo, de onde se licenciou para concorrer ao Parlamento Gaúcho.
Márcio Madalena segue como secretário-adjunto da Seapi.
Comments Closed