Operação Gigante do Vale mirou grupo criminoso investigado por morte de homem em festa no início de junho
Operação Gigante do Vale teve como alvo suspeitos de homicídio em São Leopoldo | Foto: Polícia Civil / CP
Um grupo criminoso foi alvo da Polícia Civil no Vale do Sinos. Deflagrada nesta terça-feira, a Operação Gigante do Vale, mirou integrantes de uma facção envolvida na morte de um homem, em São Leopoldo, no início de junho. Cinco pessoas foram presas e um adolescente, apreendido.
O homicídio ocorreu na madrugada de 2 de junho, por volta das 2h, no bairro Scharlau, às margens da BR 116. Na ocasião, a vítima foi alvo de disparos no rosto quando participava de um baile.
A motivação do assassinato seria uma briga, dias antes, também no município. De acordo com a investigação, após um desentendimento, o homem teria feito disparos a esmo em uma área onde havia mulheres e crianças.
Ocorre que também havia um ponto de tráfico ali, e a facção que atua na localidade teria reprovado a imprudência dele. A morte seria uma forma de punir o homem pela conduta.
Um detento na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) teria autorizado a execução. Nesta manhã, buscas ocorreram na cela onde ele cumpre pena, mas nenhum ilícito foi encontrado.
A titular da Delegacia de Homicídios de São Leopoldo, Marcela Ehler, destaca que, além de responsabilizar os suspeitos da execução, a operação também mirou integrantes da facção que atuam no tráfico de drogas. Ainda segundo a delegada, as diligências, foram apreendidos celulares e R$ 12 mil em notas.
“A partir da investigação do homicídio, que foi ordenado por lideranças de uma organização criminosa, também identificamos um braço do grupo responsável pela venda ilegal de drogas. Por isso as ordens judiciais foram estendidas para desarticular parte da estrutura desse grupo, atingindo também os núcleos que atuam voltados para o tráfico”, explica delegada Marcela Ehler.
Comments Closed