Notícias

Apagão deixou ao menos 495 mil clientes sem luz no RS

 Foto: Mauro Schaefer

apagão que atingiu o Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil nesta terça-feira deixou ao menos 495 mil clientes sem energia elétrica no território gaúcho, em 41 municípios, conforme informações da CEEE Grupo Equatorial repassadas à reportagem. A RGE Sul até o momento não apresentou algum número específico de afetados no Estado por conta do problema. Ambas as concessionárias ressaltam, contudo, que 100% dos pontos de luz já foram reestabelecidos. 

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o fornecimento de energia já foi retomado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o órgão setorial, a interrupção especificamente no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação do problema. “Às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões”, informou.

O ONS declarou ainda que, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Em Porto Alegre, as regiões do Centro Histórico, Farrapos e Sertório registraram vários semáforos desligados. A EPTC trabalha para o restabelecimento da operação. 

Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. Até às 11h40min, estão recompostos 38% da carga da região Norte e 80% da região Nordeste.

O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como a apuração das causas do incidente.

Fonte: correiodopovo.com.br

About Rádio Cidade

No information is provided by the author.

Comments Closed

Comments are closed. You will not be able to post a comment in this post.