Esfria à noite quando ocorrem as mínimas no Estado
O começo do dia ainda tem chuva em setores do Norte e do Leste do estado, o que fará desta segunda-feira o oitavo dia seguido com registro de chuva no Rio Grande do Sul. O tempo, entretanto, melhora e, finalmente, firma.
Uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão ingressa no estado, afasta a frente fria, a nebulosidade diminui e o sol aparece ao longo desta segunda em todas as regiões. Será uma jornada de temperatura agradável, mas esfria à noite, quando ocorrem as mínimas. Sensação será de frio em algumas cidades na noite desta segunda.
As mínimas rondam os 11ºC em São José dos Ausentes e os 10ºC em Uruguaiana. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23ºC em Torres e 24ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16ºC e 23ºC.
Somente na primeira semana de maio, grande parte dos municípios gaúcho já atingiu ou superou a média de chuva histórica do mês inteiro. De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados em uma semana, desde que começou a chover na última segunda, até a manhã de domingo, foram de 280 mm em Caçapava do Sul (volume igual à soma da chuva de janeiro a abril deste ano na cidade), 207 mm em Soledade, 195 mm em São Luiz Gonzaga e 159 mm em Canguçu
Em Lajeado, a Univates mediu 221 mm em Lajeado. Em Porto Alegre, as estações indicaram desde que começou a chover na terça até a manhã do domingo 132 mm no extremo Sul (Belém Novo), 106 mm na zona Norte (São João), 82 mm na zona Leste (Jardim Botânico) e 76 mm no Centro.
Na Grande Porto Alegre, vários municípios também passaram de 100 mm. Viamão, por exemplo, somava até domingo 132 mm. Uma vez que frente fria avançava com mais chuva, forte em diversas cidades, na tarde e noite de ontem, os volumes aumentavam e os balanços de precipitação hoje vão indicar marcas ainda mais altas. Com mais de 20 dias ainda pela frente e mais chuva até o fim do mês, maior terminará excepcionalmente chuvoso.
Fonte: www.correiodopovo.com.br
Comments Closed