A Polícia Federal deflagrou ao amanhecer desta quarta-feira a operação El Viajero com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas, principalmente de skunk, maconha e MDA no Rio Grande do Sul. Houve o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em Santa Maria e Santana do Livramento, expedidos pela Justiça Federal. O afastamento judicial do sigilo bancário dos investigados também foi executado pelos agentes.
A investigação começou em outubro do ano passado com a abordagem de um indivíduo pela Brigada Militar em Santa Maria. Na ocasião, cerca de cinco quilos de MDA e em torno de R$ 390 mil em dinheiro foram recolhidos.
A partir de uma série de diligências, a Polícia Federal constatou que o suspeito fazia parte de uma associação criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. Os investigados transportavam drogas sintéticas e dinheiro em espécie a partir de Santa Maria para Montevidéu, no Uruguai, e retornavam ao Brasil carregados com skunk e maconha.
Segundo a Polícia Federal, a ação desta quarta-feira tem o intuito de coletar novos elementos de prova sobre a atuação dos demais integrantes da organização criminosa, inclusive de seu braço internacional.
O nome da operação faz menção às dezenas de viagens realizadas por um dos investigados. Conforme levantamento, o suspeito chegava a realizar até três deslocamentos por semana à capital uruguaia, sempre transportando expressivas quantidades de drogas e valores do narcotráfico.
Fonte: correiodopovo.com.br
Comments Closed