Justiça Eleitoral prevê uma série de proibições; entre elas incluem as normas relacionadas às vestimentas
No próximo domingo (2) ocorrerá a eleição 2022 para decidir os cargos de senador, deputado estadual, deputado federal, governador e presidente. Se nenhum dos candidatos ao governo dos Estados e do Distrito Federal ou à Presidência obtiverem mais de 50% dos votos válidos, haverá o segundo turno, previsto para 30 de outubro.
Existe uma série de regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que devem ser cumpridas no dia da votação. Esse conjunto de normas inclui proibições e permissões sobre o tipo de vestimenta que deve ser utilizada por eleitores, mesários e fiscais no dia do pleito.
GZH separou as principais dicas para que os cidadãos possam exercer sua cidadania sem arranjar problemas com a Justiça Eleitoral.
Pode usar bermuda para votar?
Sim, o eleitor pode usar bermuda para votar, assim como chinelo, regata e demais roupas leves. Além de poder vestir bermuda para votar, também está permitido usar:
- Acessórios individuais: os eleitores podem utilizar adesivos, bandeiras ou broches que remetam a candidatos ou partidos políticos
- Camisetas com referências políticas: é também permitido aos eleitores vestir camisetas do seu candidato ou partido político favorito. No entanto, o cidadão não deverá realizar manifestação ou aglomeração com esse tipo de vestimenta
- Crachás: os ficais podem utilizar crachás que contenham apenas o nome da coligação ou partido que estão representando. Nesse caso, não podem exibir imagens e referências a candidatos
O que é proibido vestir nas eleições de 2022
Não são permitidos que mesários ou fiscais usem roupas em alusão a candidatos ou partidos. Quem trabalhar nas funções no dia da votação deverá utilizar vestimenta discreta. Nesse caso, é expressamente proibido o uso de roupas que contenham imagens ou palavras que remetam a algum candidato ou a determinado partido político.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br
Comments Closed