Festival nativista online homenageia CTGs

Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho para celebrar suas entidades filiadas, o festival online “Cante e Encante o seu CTG” será transmitido no sábado com tudo o que um evento do gênero tem direito: músicas concorrentes, jurados, show, homenagem e até plateia virtual.

Fonte: Érlon e Quevedo — Foto: Divulgação

Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho para homenagear suas entidades filiadas, o festival online “Cante e Encante o seu CTG” será transmitido no sábado com tudo o que um evento do gênero tem direito: músicas concorrentes, jurados, show, homenagem e até plateia virtual.

São dez músicas classificadas na categoria competitiva e quatro para a mostra não competitiva. Algumas canções falam do ambiente familiar proporcionado pelos CTGs. Outra, abordam até ações sociais desenvolvidas por suas prendas e peões. Caso da composição do CTG Fogo de Chão, de Pedro Osório, que retratou um mutirão da entidade para confeccionar pilchas para bonecas doadas a alunos de uma escola pública.

“Quando surgiu o projeto das bonecas pilchadas, já me apaixonei pela ideia, pela criatividade e mais ainda, por levar sorrisos e alegrias às crianças de nossa cidades através de nossos costumes”, explica o compositor Felipe Barbosa, autor da letra de “Com o coração na costura”. Ele disse ter colocado o “coração na ponta da caneta” na hora de buscar inspiração.

Também participam da final compositores, intérpretes e instrumentistas dos CTGs Clube Juventude (Alegrete), Porteira do Rio Grande (Vacaria), Porteira das Missões (Cerro Largo), Velha Cambona (Portão), Laço da Querência (Porto Alegre), Última Tropeada (Guaporé), Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira (Rio Grande), Estância da Serra (Osório) e CFTG Farroupilha, de São Borja.

A live da final será transmitida pela página do Facebook do MTG e pelo canal do jornal Eco da Tradição, no You Tube, a partir do sábado, às 20h, com apresentação de Pedro Júnior da Fontoura e Liliana Cardoso e show especial de Érlon Péricles e Cristiano Quevedo. As composições da mostra competitiva serão apresentadas em vídeo.

Já as quatro músicas da categoria não competitiva serão executadas, ao vivo, das casas dos músicos. Elas foram inscritas por integrantes dos CTGs Gomes Jardim (Guaíba), Estância da Serra (Osório), Tropeiro das Missões (Boa Vista das Missões) e DTG Acácia Negra (Montenegro).

Do início ao fim da transmissão, o público vai poder aparecer na tela, através de um link que será disponibilizado na live. E acompanhará, em tempo real, a pintura de uma gravura em homenagem póstuma ao gaiteiro Porca Véia. A obra será executada pelo artista plástico tradicionalista Anilto Cáureo. A live irá ocorrer nos estúdios da Rádio Mundo Gaúcho, com todas as medidas de distanciamento previstas pelos protocolos médicos.

“Será um momento para unir nossas entidades e associados, na frente da tevê, do celular ou do computador. A retomada desse festival, em seu formato virutal, vem ao encontro de nossa premissa de valorizar cada vez mais, a nossa base, o nosso alicerce, que são as nossas entidades”, diz a presidente do MTG, Gilda Galeazzi.

Fonte: https://g1.globo.com/