Ciclone extratropical pode causar tempestade e rajadas de vento de até 100 km/h no RS

Previsão aponta que alterações no tempo começam na madrugada de terça (7). Defesa Civil emitiu alerta para intensidade da chuva em Porto Alegre.

Imagem/ internet

Um ciclone extratropical pode causar pancadas de chuva e vento forte no Rio Grande do Sul a partir da madrugada desta terça (7). Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade de Pelotas, as rajadas de vento podem chegar até 100 km/h.

De acordo com o boletim, tempestades severas devem se formar na Região Norte do estado. Ao longo do dia, as instabilidades podem se espalhar para a Serra, a Região Central e o Litoral Norte.

A previsão ainda alerta para descargas elétricas com chance de ocorrência de granizo, e por conta disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Porto Alegre está em estado de alerta para intensidade da chuva, segundo a Defesa Civil. Tempestades podem vir acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo.

Quanto às temperaturas, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, no fim da quarta-feira (8), uma massa de ar frio vinda da Argentina pode baixar as temperaturas em todo estado. Geadas intensas podem atingir parte do Rio Grande do Sul.

Fonte: https://g1.globo.com/rs