Polícia resgata animais de local onde dono mantinha cães congelados em Imbé

Cachorros que estavam vivos foram encaminhados para um lar temporário para receber atendimento veterinário

Policiais encontraram a residência muito suja e os animais sem água e comida | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira em uma residência no bairro Presidente, em Imbé, no Litoral Norte, onde o proprietário mantinha 12 cães em locais insalubres, entre eles diversos filhotes. Os policiais chegaram ao local devido a diversas denúncias de vizinhos. Ao entrar no pátio da residência, os policiais sentiram um odor muito forte e encontraram os animais em um ambiente sujo, sem alimentação e água. Em um freezer vertical, os policiais acharam cinco cachorros e um passarinho congelados.

“A veterinária que acompanhou a ação avaliou que a maioria dos animais congelados haviam morrido por desnutrição. Como não havia água no local, é possível que os cães tenham tomado a água da piscina, que também estava suja e imprópria para consumo”, revelou o delegado titular de Imbé, Antônio Carlos Ractz Júnior.

O responsável pelo imóvel não estava no momento que a polícia entrou na residência, que acabou interditada. Ele passou por situação semelhante em um apartamento em Tramandaí. Com a ação na praia vizinha, ele se mudou para Imbé e seguiu com a mesma prática de acumular bichos. O homem será indiciado por maus tratos e pode pegar uma pena de três meses a um ano de detenção, com mais 1/6 até 1/3 da pena pelo agravante dos animais terem morrido.

Os 12 cães encontrados vivos foram encaminhados para um lar temporário, onde receberão atendimento veterinário, e depois serão doados. O cachorro em pior estado, com feridas sangrando pelo corpo e cabeça, será adotado pela Delegacia de Polícia de Imbé. Após se recuperar, passará a ser a mascote dos policiais.

Os cães e o passarinho encontrados congelados serão incinerados. Além da Polícia Civil, participam da ação a Associação Imbeense de Proteção aos Animais, Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal de Imbé e o Departamento de Proteção Animal.

Polícia encontrou cães congelados dentro da residência onde estavam os animais em um ambiente insalubre


Polícia encontrou cães congelados dentro da residência onde estavam os animais em um ambiente insalubre – Polícia Civil / Divulgação / CP

Fonte: www.correiodopovo.com.br