Assistência Técnica e Gerencial começa a ser aplicada em mais de 3 mil propriedades rurais gaúchas

Primeira visita técnica do programa foi realizada na Granja Cariola, em Camaquã

Foto/ http://www.unitec-tm.com.br/

A primeira visita de diagnóstico do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Rio Grande do Sul foi realizada nesta segunda-feira (10/02). A largada da ATeG, que já tem mais de 3 mil produtores rurais cadastrados, aconteceu em Camaquã, com foco em bovinocultura de corte. A expectativa é atender 10 mil produtores rurais até o fim do ano, totalizando 120 mil visitas técnicas realizadas por 400 profissionais habilitados em quatro cadeias do agronegócio: bovinocultura de corte e de leite, ovinocultura e agricultura (grãos).

A estreia da Assistência Técnica e Gerencial contou com a presença de produtores participantes do Programa, do conselho administrativo do Senar-RS, da diretoria da Farsul, além do diretor-geral do Senar Administração Central, Daniel Carrara. De acordo com o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o programa reflete a evolução da agricultura brasileira, que atingiu excelência em termos de produtividade e agora busca aumentar a eficiência da gestão. “Nós aprendemos muito nestes anos e estamos chegando no cume da produção de quase tudo o que fazemos. Mas temos um pecado grave. Com esse programa, temos a oportunidade de levar aos nossos produtores rurais o conhecimento de como ele pode ser economicamente eficiente. Produzir por hectare nós sabemos, e muito bem, mas precisamos saber os números daquilo que é efetivo para que o produtor possa colocar lucro no bolso, pois atividade econômica sem lucro está fadada ao fracasso” disse Gedeão durante a cerimônia.

A ATeG segue uma metodologia nacional que é adaptada às particularidades de cada região. Segundo o diretor geral do Senar, Daniel Carrara, após um período de testes e ajustes que começou no Centro-Oeste brasileiro, o programa começa a ganhar tração: “Fizemos adequação dos indicadores, aumentamos o número de cadeias que esse programa poderia atender e melhoramos a capacitação dos técnicos de campo. Agora, a ideia é dar escala a esse programa no Brasil todo. Começamos um projeto junto ao Ministério da Agricultura no semiárido com 25 mil produtores e agora, aqui no RS, já iniciamos com 3 mil produtores e meta de chegar a 10 mil, o que é uma escala considerável. Com certeza será um dos destaques regionais”, afirma Carrara.
   Durante a visita de diagnóstico, técnicos habilitados pelo Senar conversam com os produtores para entender o perfil da propriedade, apresentar ferramentas de gestão e o caderno do produtor, caderneta em que devem ser registrados diversos dados que podem ser analisados para melhorar a eficiência e reduzir os custos de produção. O superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, ressaltou o empenho de toda a equipe técnica e a colaboração dos produtores rurais que já solicitaram participação no programa.
“É extremamente gratificante podermos fazer aquilo para o qual fomos criados: utilizar o conhecimento como ferramenta de sucesso. Só neste ano, estaremos abraçando 10 mil produtores que receberão visitas mensais. E temos que agradecer a estes produtores, porque sabemos que não é fácil abrir as portas das nossas casas e expor as nossas virtudes e os nossos defeitos para pessoas que são estranhas ao nosso convívio. Mas os produtores entendem que o Senar-RS vem para colaborar e colocar a sua família em uma situação melhor de vida”.

Fonte: senar-rs.com.br