‘Safra de milho deve permanecer com bons preços para o produtor’

De acordo com a Datagro, teremos um padrão de preços de 2020 comparável ao segundo semestre de 2019 ou até melhor

A consultoria Datagro revisou para baixo a estimativa de produção da safra 2019/2020 de milho no Brasil para 100,35 milhões de  toneladas. O volume projetado pela consultoria é menor que o recorde da temporada passada de 101,70 milhões de toneladas.

A alteração levou em conta a estiagem que afetou o desenvolvimento das lavouras na região Sul do Brasil. De acordo com chefe de departamento de grãos da Datagro, Flávio França, embora não seja desejável uma redução de estimativa de safra, ela já era esperada por causa da falta de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Houve uma melhora na chuva, mas nos últimos dias ainda tivemos seca nessas regiões. As perdas no Rio Grande do Sul vão impactar mais no resultado final desta safra, mas é importante lembrar que ainda teremos a segunda safra, que ainda é uma incógnita”, disse.

Preços

Segundo Flávio França, a temporada do milho deverá continuar com preços mais altos, mas ainda há muitas dúvidas sobre o futuro da segunda safra.

 “Vamos ter um padrão de preços de 2020 comparável ao segundo semestre de 2019 ou até melhor. Neste momento, entra em cheio a safra de verão, quando pode haver uma queda nos preços, mas é uma queda residual e esperável. O produtor precisa tomar esse cuidado com a safra de verão agora, que pode ter uma pressão momentânea, e depois só vai ter essa pressão na colheita da safra de inverno, que é onde o produtor deveria evitar comercializar também”, completou.

Fonte: www.canalrural.com.br