Porto Alegre é a capital com mais mortes por Aids do Brasil

Mesmo com o grande número de casos, o orçamento da Coordenação Municipal IST/Aids vem sofrendo reduções constantes | Foto: Cristine Rochol / PMPA / Divulgação / CP

Porto Alegre é a capital do Brasil com mais mortes por Aids do Brasil. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, que lançou a edição deste ano do Boletim Epidemiológico. Apesar da redução nos índices de novos casos e mortes, o Rio Grande do Sul segue como o terceiro Estado do país com mais casos da doença.

Mesmo com o grande número de casos, o orçamento da Coordenação Municipal IST/Aids vem sofrendo reduções constantes. Em 2019 o corte de verba do governo federal foi de aproximadamente R$ 700 mil, enquanto a previsão orçamentária do Município para o próximo ano será de cerca de R$ 500 mil, segundo a coordenadora, Caroline Ceolin Zacarias. “Tivemos uma diminuição do orçamento, mas temos tentado distribuir ele nos três pontos: prevenção, diagnóstico e adesão.” 


Com a redução dos recurso, Caroline Ceolin Zacarias afirma que o município “tem visto como uma prioridade ver esses números da epidemia baixarem”. Ela acrescenta que o foco tem sido em ações de diagnóstico. Segundo a coordenadora, o grande problema tem sido a adesão dos pacientes ao tratamento.

As contaminações verticais – quando a mãe transmite a doença para a criança, seja durante a gestação, parto ou amamentação – têm sido o grande problema do município e do Estado. Mesmo com os índices altos, e ainda considerado como um caso de epidemia, a integrante da Coordenação Estadual de IST/Aids, Fernanda Carvalho, analisa que a situação tem melhorado.

“Nossos dados vêm ano a ano melhorando. Chegamos ao ponto de uma epidemia muito disseminada e, a cada ano, os nossos índices vêm caindo.” A afirmação dela é confirmada pelos dados apresentados no boletim, que aponta uma queda de 39,3% nos casos de detecção de Aids.

Fonte: correiodopovo.com.br