São presos pela PF oito suspeitos de envolvimento em morte de cacique em reserva indígena de Ronda Alta

PF faz operação contra suspeitos de matar cacique em Ronda Alta em 2017 — Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou operação na manhã desta terça-feira (26) para prender suspeitos de matar o cacique Antônio Mig Claudino na Reserva Indígena Serrinha, em Ronda Alta. O crime ocorreu em 2017.

Os policiais federais tinham nove mandados de prisão e 10 de busca e apreensão a cumprir nos municípios gaúchos de Pelotas, Ronda Alta, Planalto, Constantina e Três Palmeiras, e em Chapecó, em Santa Catarina.

Até o começo da tarde, oito pessoas haviam sido presas.

O inquérito policial apurou que o crime foi minuciosamente planejado, tanto para garantir a execução da vítima quanto para prejudicar a investigação. Ao menos uma testemunha do crime teria participado da ação, com o objetivo de atrair o cacique e, posteriormente, fornecer informações desconexas aos policiais.

Conforme a PF, a investigação indica que dois “matadores” que atuam no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram contratados por pelo menos quatro indígenas da região para realizar a execução, motivada pela disputa da liderança, dinheiro oriundo de arrendamento de terras indígenas e vingança.

Durante os dois anos de investigação, diversas diligências foram realizadas, inclusive a reconstituição do crime. A PF ouviu aproximadamente 60 pessoas, realizou perícias e houve troca de informações com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A operação tem como objetivo confirmar a participação dos investigados no homicídio e acrescentar novos elementos às informações já coletadas. A operação tem o apoio das polícias Militar e Civil do estado de Santa Catarina.

Fonte: g1.globo.com