Nível do Guaíba sobe, e alaga ruas da região das ilhas em Porto Alegre

 Foto: Guilherme Testa

Com a elevação do nível do Guaíba, as ruas da região das ilhas em Porto Alegre registraram alagamentos nesta quarta. A situação em razão da chuva dos últimos no Estado  obrigou que os moradores das ilhas Grande dos Marinheiros e da Pintada tivessem que utilizar barcos para sair de casa ou andar de botas pelas ruas do Arquipélago. Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, que monitora a situação na região, até o começo da tarde não havia registro de casas inundadas ou famílias desalojadas. 

Na rua Nossa Senhora Aparecida, na Ilha Grande dos Marinheiros, a dona de casa Cândida Farias, que mora há mais de quatro décadas na região, disse que a família formada por oito pessoas tem utilizado um barco para sair de casa. “Espero que a situação não piore nos próximo dias porque os moradores sofrem com o isolamento”, ressaltou. A Defesa Civil monitora também a situação das águas nas ilhas das Flores e do Pavão. 

Na altura do número 719, Luísa Maria da Silva, acompanhada da filha Lauren, de 15 anos, disse que caminhou descalça por cerca de dois quilômetros com água pela canela. “Não temos barco ou outro meio de transporte para sair de casa. Combinamos sair mais cedo para não chegarmos atrasadas no trabalho” explicou dona de casa.

Pela manhã, duas voluntárias do grupo SOS Animais Ilha Grande dos Marinheiros aguardavam a carona de um caminhão para que pudessem realizar o recolhimento de cães e gatos abandonados pelos donos que deixaram as suas casas em razão da construção da nova Ponte do Guaíba. Luísa Maria da Silva pediu que a Defesa Civil pudesse auxiliar as famílias da rua Nossa Senhora Aparecida na altura do número 900 que estão isoladas em razão da elevação do Guaíba.  

Na rua Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, próximo da rua Oscar Schmitt, a técnica em enfermagem Maria Elisângela Nunes disse estar apreensiva com o risco de alagamento das residências. “Todo a família está mobilizada e prestando muita atenção no Guaíba”, ressaltou. Mesmo com a via alagada, alguns veículos se arriscaram a circular pela rua Nossa Senhora da Boa Viagem que virou um “rio”. 

De acordo com a Defesa Civil, a elevação aconteceu devido a incidência de ventos do quadrante Sul. Alguns moradores da avenida Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, precisaram utilizar botas e até mesmo barco para transitar por trechos da via.

Conforme a medição das 9 h, o nível do Guaíba atingiu a marca dos 2,16 metros na estação do Cais Mauá. O nível de inundação é de 2,50 metros. No bairro Arquipélago, as águas marcavam 2,10 metros.

Equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul permanecem de prontidão e monitorando a situação na região das ilhas. Segundo Evaldo Júnior, diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, embora, em alguns pontos da Ilha da Pintada e da Ilha Grande dos Marinheiros, às águas tenham invadido a via pública, não houve registro de pessoas ou famílias desalojadas ou casas inundadas.

Fonte: correiodopovo.com.br