10 anos da grande homenagem de São Luiz Gonzaga a Jayme Caetano Braun

No último dia 10 de outubro, foram completados 10 anos da implantação do monumento em homenagem ao pajador Jayme Caetano Braun, no local onde hoje abriga o Complexo Turístico Cultural e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Para resgatar a história de como surgiu a iniciativa de se criar um monumento a um dos filhos mais ilustres de São Luiz Gonzaga, o escultor e idealizador da obra, Vinícius Ribeiro, destacou os fatores que foram determinantes para a concepção da estátua.

IDEIA QUE SURGIU NA VERGONHA – Segundo Ribeiro, “a ideia de um monumento surgiu quando fui inaugurar uma estátua em homenagem ao Jayme em Porto Alegre, em dezembro de 2006. Lá, conversando com o Paixão Côrtes, eu disse que era de São Luiz e ele me fez uma pergunta de historiador: ‘O que São Luiz está fazendo para homenagear o Jayme?’. Eu fiquei sem jeito mas disse que ‘estamos realizando algo grandioso’, mas na verdade, não havia nada, e a ideia surgiu na vergonha, levando em conta que São Luiz Gonzaga sempre menosprezou a figura de Jayme. Daí voltei e fiquei pensando no que poderia fazer, e fiz uma enquete em um evento do CTG no Dia do Pajador (30 de janeiro), na Praça da Matriz, perguntando às pessoas sobre o tamanho que gostariam de ver um monumento ao Jayme, sendo escolhida a altura de 6m”.

COMISSÃO PELO MONUMENTO – Com a ideia concebida, Ribeiro decidiu que o melhor a fazer era montar uma comissão de entidades, vindo a reunir o CTG Galpão de Estância, a Casa do Poeta, o Atelier Los Libres e a Prefeitura, que ficou de construir apenas o pedestal da estátua: “Podemos afirmar que o monumento não custou nenhum centavo da Prefeitura. O prefeito na época concordou em construir o pedestal porque era pela cultura. Além disso, o município precisa cuidar das áreas essenciais, como saúde e educação, e é nosso dever, como sociedade civil, em trabalharmos pela cultura. Dessa forma, criamos certificados a colaboradores e patrocinadores, e tivemos um grande trabalho dos envolvidos com as entidades da Comissão, que trabalharam incansavelmente para arrecadar recursos. Da mesma forma, cito a importância do Jornal A NOTÍCIA na figura do Seu Iso, um incansável entusiasta do projeto que, a cada edição, publicava um texto novo chamando a comunidade a colaborar”.

Com o sucesso da campanha, Vinícius chamou seu irmão Cássius Ribeiro e seu cunhado Clênio Vilanova, para auxiliar na obra: “Meu serviço eu doei, e pagava em torno de R$ 250,00 mensais para o Cássius e o Clênio, sendo um dinheiro simbólico. Assim, depois, para não atrapalhar eles nas atividades, fiquei sozinho na estátua, a qual ficou pronta em dois anos”.

A ESCOLHA DO LOCAL – O local onde o monumento iria ser instalado foi escolhido pelo próprio escultor: “Antes de 2007, o terreno em frente ao trevo era muito feio, tinha pneus e lixo. A ideia de colocar a estátua de Jayme em frente ao trevo era para chamar a atenção de quem passava pela rodovia e servir de chamariz para um futuro memorial, que tínhamos a intenção de implantar no centro da cidade. Hoje, no entanto, ele foi implantado junto a estrutura da Praça Jayme, e contém o acervo histórico do Pajador. Com a instalação da estátua, em 10 de outubro de 2009, nós provamos que ali tudo era possível, pois a arte une as pessoas. E, da mesma forma, São Luiz enfim fazia uma grande homenagem a um dos seus vultos mais importantes e reconhecidos nacionalmente”, finalizou Ribeiro.

Fonte: http://anoticia.com/