Chuva volta ao Rio Grande do Sul na quarta-feira e Inmet alerta para chance de temporais

Frente fria avança pelo estado, espalhando chuvas, que devem ser mais intensos na Região Sul. Depois de um início de semana quente, temperaturas ficam amenas.


Porto Alegre pode ter pancadas de chuva na quarta-feira (11). Na metade sul e na fronteira do estado, no entanto, pode ter temporais — Foto: Joel Vargas / PMPA

Após uma segunda-feira quente e uma terça-feira amena, uma frente fria traz a chuva para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11), conforme a Somar Meteorologia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para temporais, no Sul e na região da Fronteira do RS.

No resto do estado, o tempo fica fechado e com chuvas eventuais. As temperaturas ficam mais amenas e a sensação de frio predomina.

Vai e vem de temperaturas máximas deve continuar no RS

A segunda-feira foi quente como nos dias mais escaldantes do verão no Rio Grande do Sul com marcas que chegaram a 40°C. Ontem uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no mar favoreceu o ingresso de ar mais frio na maioria das áreas e mudou completamente a temperatura e a sensação térmica. Em Parobé, por exemplo, a segunda teve máxima de 40,1°C e ontem 27,5°C. Em Porto Alegre, a máxima na segunda foi de 36°C e baixou para 20,9°C no dia seguinte.

Os contrastes não pararam por aí. Na divisa com Santa Catarina a terça seguiu abafada e as máximas ainda se aproximaram de 30°C em muitas cidades, enquanto que no Sul e na Campanha a tarde teve marcas ao redor de 14°C, praticamente a metade. 

E a situação deve persistir. O vai e vem da temperatura seguirá nos próximos dias, de acordo com a MetSul Meteorologia. Esquenta muito no Norte do Estado novamente nesta quinta-feira. Na sexta faz frio e as mínimas poderão baixar de 5°C entre o Oeste e Sul. E no domingo o calor retorna com projeção de temperatura acima de 33°C em muitas áreas.

Em Porto Alegre, a máxima prevista para domingo será de 30°C. Mas, dois dias depois, os termômetros não deverão marcar mais de 16°C na Capital.  

Com a aproximação do fim de semana, a frente fria começa a se afastar do Rio Grande do Sul e, consequentemente, a chuva perde a força e as temperaturas se elevam.

Fonte: Informações Correio do Povo e G1