Polícia investiga escavação irregular em sítio arqueológico em São Luiz Gonzaga

Vigilante do sítio percebeu que uma das paredes havia caído. Suspeita é de que o local tenha sido escavado para extração de ouro ou de algum material precioso.


Parte lateral do antigo cemitério do sítio foi derrubada. — Foto: Iphan/Divulgação

A Polícia Federal vai investigar a depredação de um sítio arqueológico no interior de São Luiz Gonzaga, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Uma escavação irregular provocou o desabamento de parte da estrutura lateral do antigo cemitério, no dia 21 de julho.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, um vigilante percebeu que uma das paredes havia caído. Também desmoronaram três fileiras de terra acima do solo e outras quatro abaixo da terra.

Segundo o delegado José Renato de Oliveira Moura, a suspeita é de que o local tenha sido escavado para extração de ouro ou de algum material precioso. O crime de dano ao patrimônio público qualificado prevê pena de seis meses a três anos de detenção.

Como se trata de dano ao patrimônio nacional a investigação ficará com a PF, a partir desta terça-feira (30).

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a estrutura com mais de 300 anos estava intacta antes da depredação. O Iphan não confirma se será possível ou quando a parede será reerguida novamente.

Em nota, o instituto comunicou que “não consta informação de furto de pedras ou qualquer outro objeto”.

O sítio arqueológico de São Lourenço Mártir fica a 20 km do entro de São Luiz Gonzaga e guarda vestígios históricos do período das reduções jesuíticas. Segundo os pesquisadores, chegaram a viver neste espaço sete mil índios que também foram catequizados pelos padres jesuítas, entre os anos de 1690 e 1768.

De acordo com a Secretaria de Turismo de São Luiz Gonzaga, por ano, cerca de 400 pessoas visitam o local. A visitação segue aberta ao público.

Nota do Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que, no dia 21 de julho de 2019, um vigilante de plantão detectou um dano aos remanescentes da antiga igreja da redução de São Lourenço Mártir. O fato foi comunicado à Chefia do Parque Histórico Nacional das Missões, que constatou o desmonte de parte da estrutura, na lateral do antigo cemitério do sítio.

O Iphan ressalta que não consta informação de furto de pedras ou qualquer outro objeto do local. Tampouco foi detectado risco de queda do restante da estrutura. O Registro de Ocorrência Policial foi realizado no dia 25/07. 

Fonte: G1