Bloqueio atmosférico persiste e Rio Grande do Sul terá calor no começo da semana

Muitas cidades gaúchas tiveram máximas próximas ou acima dos 30°C no fim de semana


Calor persiste no Rio Grande do Sul no começo da semana | Foto: Alina Souza

Após um fim de semana com máximas típicas de verão, o Rio Grande do Sul começará a semana sob o mesmo padrão atmosférico, com um bloqueio definindo as condições do tempo no Estado. O sol aparece com nuvens em grande parte do território gaúcho. Uma maior nebulosidade ocorrerá no Sul e no Oeste, onde pode chover em alguns pontos em parte do dia pela proximidade com a instabilidade retida no Rio da Prata. Risco de chuva forte e isolada com granizo localizado na fronteira com o Uruguai. A temperatura segue alta pra junho e a tarde será novamente quente para a época do ano. 

Neste fim de semana de junho, muitas cidades gaúchas tiveram máximas próximas ou acima dos 30°C. A temperatura no sábado chegou a 32,8°C no interior, marca registrada em Santa Cruz do Sul. Para se ter ideia de como fugiu ao normal a intensidade do calor, as máximas ficaram entre 10°C e 15°C acima das médias máximas históricas de junho em diversas localidades. Nesta segunda, São Miguel, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul e Alegrete devem se aproximar dos 29ºC. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 16ºC e 26ºC.   

Bloqueio atmosférico

Tanto calor fora de época decorreu do bloqueio atmosférico que já faz uma semana traz temperatura muito acima dos padrões históricos para o Rio Grande do Sul. Esse bloqueio mantém a instabilidade retida no Prata com tempestades e chuva excessiva.

No Uruguai, inundações afetam o Centro e o Sul do país. Houve tempestades de granizo e vento forte, como uma que afetou Rio Branco, na fronteira com nosso Estado. Na Argentina, o granizo caiu mais uma vez em grande quantidade em tempestades localizadas em províncias centrais.

Neste domingo, blecaute maciço deixou 47,4 milhões de pessoas no escuro na Argentina e no Uruguai. No momento do início do apagão, às 7h06m, havia tempestades com muitos raios no Centro Argentino (Santa Fé e Entre Rios) e no Oeste uruguaio.

O bloqueio mantém-se neste começo de semana com temperatura acima da média no Rio Grande do Sul e mais chuva excessiva e tempestades no Prata. Na quarta-feira, finalmente, frente fria conseguirá romper o bloqueio, trazendo chuva e queda de temperatura de forma mais ampla para os gaúchos.

Fonte: Correio do Povo