É verão! Proteja seus olhos

Foto: Pixabay / Divulgação / CP 

Verão, momento em que é comum e importante a preocupação com os efeitos do sol na pele, mas os raios UVA e UVB também podem causar danos aos olhos. Assim como acontece com a pele, os raios solares podem queimar a superfície frontal da visão, podendo afetar o cristalino e também a retina, principalmente das pessoas com olhos mais claros.

A especialista do curso Técnico em Óptica do Senac Saúde, Camila Levorci, explica que a proteção mais indicada para os olhos é o uso de óculos solar com lentes de fator UV400, que bloqueiam os raios UVA e UVB. As lentes polarizadas também garantem proteção 100% dos raios solares.

Camila dá algumas dicas de como cuidar dos olhos no verão:

1) Adquira os óculos solares em sua óptica de confiança, onde você poderá obter o certificado de proteção e até mesmo realizar o teste de UV no estabelecimento. Óculos falsificados prejudicam ainda mais sua visão pois, por terem as lentes escuras, dilatam as pupilas facilitando ainda mais a entrada dos raios solares.

2) Mesmo com uso de lentes de contato, jamais deixe de lado o uso dos óculos solares. Muitas lentes de contato hoje apresentam uma parcial proteção solar em sua superfície, porém os óculos solares complementam a proteção.

3) Evite a entrada de água do mar e/ou piscina nos olhos. A água do mar é rica em sal e pode estar poluída. A água da piscina possui alta adição de cloro. Deve-se evitar a entrada de água nos olhos por possíveis irritações e contaminações, principalmente quem faz o uso de lentes de contato.

4) Proteja os olhos sempre! As principais doenças oculares que podem ser desenvolvidas através dos raios UV são tumores oculares, pterígio (camada de membrana que pode afetar a córnea dificultando a visão), catarata e DMRI (degeneração macular relacionada a idade).

Fonte: Correio do Povo