Rio Grande do Sul tem alerta para novos temporais nos próximos dias

Frente fria mantém instabilidades no estado após início de semana chuvoso. Na quarta (9), o Oeste e o Sul devem ser os mais atingidos.

Temporal que atingiu Porto Alegre e interior na tarde desta segunda-feira (8) deve retornar, conforme secretaria — Foto: Fabiana Bonugli/G1 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura alerta para o risco de chuva. Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria provocam temporais, com pancadas fortes, trovoadas e vento, especialmente na parte Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo de tempestade para a região, que vai até as 0h59 de quarta-feira (9). E a Somar Meteorologia alertou para a possibilidade de ventos, que devem ser superiores a 70km/h, especialmente no Norte do estado.

Alerta de perigo do Inmet para terça-feira mostra risco de temporais no Norte e Nordeste do RS, e parte de Santa Catarina — Foto: Reprodução/Inmet Alerta de perigo do Inmet para terça-feira mostra risco de temporais no Norte e Nordeste do RS, e parte de Santa Catarina — Foto: Reprodução/Inmet

Alerta de perigo do Inmet para terça-feira mostra risco de temporais no Norte e Nordeste do RS, e parte de Santa Catarina — Foto: Reprodução/Inmet

Chuva segue na quarta

A previsão de chuva segue na quarta-feira (9), devido a um novo sistema de baixa pressão que alimenta as instabilidades. Dessa vez, os maiores volumes devem se concentrar no Oeste e Sul, chegando à fronteira com o Uruguai e parte da Argentina, informa a secretaria. No resto do estado, podem ocorrer chuvas rápidas.

Há riscos de descargas elétricas e granizo nessas regiões. Conforme alerta do Inmet, o risco de temporais vai de 11h de quarta até as 0h59 de quinta-feira (10).

Já para quinta-feira (10), maior risco de temporais se concentra na parte sul do RS — Foto: Reprodução/RBS TVJá para quinta-feira (10), maior risco de temporais se concentra na parte sul do RS — Foto: Reprodução/RBS TV

Já para quinta-feira (10), maior risco de temporais se concentra na parte sul do RS — Foto: Reprodução/RBS TV

Previsão do tempo para quarta-feira (9)

  • Capital: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 36°C
  • Pelotas: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
  • Caxias do Sul: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 30°C
  • Santa Maria: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 32°C
  • Santa Rosa: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 33°C
  • Erechim: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
  • Uruguaiana: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 21°C e máxima de 27°C
  • Torres: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 33°C
  • Tramandaí: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 30°C
  • Capão da Canoa: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Xangri-Lá: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 31°C
  • Rio Grande: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
  • Mostardas: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 28°C
  • Passo Fundo: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C
  • Bagé: Chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 21°C e máxima de 26°C

Na quinta-feira (10), o tempo segue instável, e mais uma vez o Oeste e o Sul devem ter os maiores registros de chuvas. Nas demais regiões, a chuva será pontual. As temperaturas ficarão mais amenas, diz a secretaria.

Regiões sem luz

Na região atendida pela CEEE, 16 mil clientes ainda estão sem luz na tarde de terça-feira (8), depois da chuva de segunda (7). O número chegou a 150 mil no auge do temporal, conforme a companhia.

Já na RGE Sul, 46 mil clientes seguiam desabastecidos na manhã de terça, frente aos mais de 170 atingidos no dia anterior.

O mau tempo provocou estragos na segunda-feira, como em Condor, no Noroeste do estado, que teve queda de árvores e destelhamento de 70 casas e 10 estabalecimentos comerciais. Mais de 400 pessoas foram atingidas, conforme a prefeitura.

Em Porto Alegre o vento chegou a 85km/h. Semáforos desligaram em função da chuva e houve danos em prédios.

Fonte: G1