Polícia faz operação contra o tráfico de drogas em Santiago

Na ação, 27 pessoas foram presas e 46 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Conforme as autoridades, operação ocorreu na Vila Irmã Dulce, ponto do tráfico de drogas na cidade, que era comandado por duas facções.

Operação contra o tráfico foi realizada em Santiago — Foto: Maurício Rebellato/RBS TV 

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (4) uma operação contra o tráfico de drogas, associação ao tráfico e receptação de objetos roubados em Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul. Na ação, 27 pessoas foram presas e 46 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

A ação ocorreu na Vila Irmã Dulce, ponto do tráfico de drogas na cidade, que era comandado por duas facções. Em apenas dois quarteirões, 15 pessoas foram presas preventivamente, três suspeitos presos em flagrante e outros nove já estavam presos. Além disso, a polícia apreendeu produtos usados para a confecção e comercialização de drogas, documentos, celulares e um revólver.

“Essas duas facções trabalhavam de forma conjunta, dividindo a forma de venda de entorpecentes. Uns vendiam maconha, outros crack e outros cocaína e assim se fortaleciam, evitando a entrada de outras facções criminosas do estado naquele local”, explica o delegado Guilherme Antunes.

Segundo a polícia, a operação teve um formato diferente de execução. O bairro foi cercado, ninguém entrava ou saía do local até que tudo fosse finalizado. O trabalho de investigação das autoridades durou um ano e 10 meses.

O esquema criminoso preocupava a Brigada Militar que atuava na região. “É um bairro que nos preocupa porque há um comércio de drogas com frequência. No local, nós tivemos situações em que agentes da Polícia Militar acabaram sofrendo resistência nos trabalhos. Viaturas foram apedrejadas e policiais militares feridos”, relata o capitão da Brigada Militar Silvio do Amaral.

A operação recebeu o nome de Angelus Bonum e participaram 235 policiais civis, militares, homens do exército e da Polícia Rodoviária Federal. Cães farejadores também foram usados para ajudar a encontrar as drogas escondidas. Três pessoas ainda seguem foragidas.

Foram presos 27 suspeitos na operação — Foto: Maurício Rebellato/RBS TVForam presos 27 suspeitos na operação — Foto: Maurício Rebellato/RBS TV

Foram presos 27 suspeitos na operação — Foto: Maurício Rebellato/RBS TV

Fonte: G1