Chuva danifica pelo menos 90 residências e tira 240 pessoas de casa no RS, diz Defesa Civil

Danos foram registrados em Barão de Cotegipe, Erval Seco e Trindade do Sul, no Norte do estado, e Bagé, na Região da Campanha. Cidades foram afetadas por enxurradas com pontos de alagamento e vento forte, aponta boletim.

Ruas de Erval Seco ficaram alagadas pela chuva — Foto: Eduardo Wagner/Rádio Nativa FM 

A Defesa Civil divulgou no final da tarde de quinta-feira (18) um levantamento dos estragos da chuva que atingiu cidades do interior do Rio Grande do Sul entre esta quarta-feira (17) e quinta-feira (18). Em quatro cidades, foram contabilizadas pelo menos 90 residências danificadas, e 240 pessoas tiveram de deixar as casas onde moram.

Os danos foram registrados em Barão de Cotegipe, Erval Seco e Trindade do Sul, no Norte do estado, e Bagé, na Região da Campanha. As cidades foram afetadas por enxurradas com pontos de alagamento e vento forte, aponta o boletim.

Em Erval Seco moram as 240 pessoas que deixaram os lares. Todos estão desalojados – ou seja, foram acolhidos por amigos ou familiares, sem a necessidade de ficarem em um espaço fornecido pelo poder público. Foram afetadas 60 residências na cidade.

As outras 40 casas atingidas ficam em Trindade do Sul, onde também houve danos lavouras, pontes e estradas. Barão do Cotegipe teve transtornos sem consequências graves para a população, e Bagé registrou quedas de árvores e postes, além de destelhamento parcial de casas.

Chuva intensa

Segundo a Somar, a sexta-feira (19) será marcada pela mudança no tempo em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Após o avanço da frente fria, uma massa de ar seco e frio avança, com sol entre poucas nuvens.

Fonte: g1.globo.com