Homem que falsificava documentos para negociar atletas da dupla Gre-Nal é descoberto pela polícia

Foram encontrados documentos falsos na casa do estudante de Direito — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Estudante de Direito de 33 anos se passava por conhecido empresário gaúcho no ramo do futebol e tentava negociar atletas como Leandro Damião, do Internacional, e Luan, do Grêmio. Polícia Civil encontrou documentos falsos na casa do suspeito.

Um estudante de Direito, de 33 anos, foi descoberto pela Polícia Civil com documentos falsos de jogadores conhecidos da dupla Gre-Nal. Segundo a investigação, o suspeito, que não teve a identidade divulgada, tentava negociar a venda de jogadores como Leandro Damião, do Internacional, e Luan, do Grêmio, com diversos clubes do mundo.

A polícia pediu a prisão cautelar do estudante, que foi negada pela Justiça. “Agora estamos trabalhando para saber se o suspeito recebeu valores nas negociações, ou se clubes e pessoas tiveram prejuízos nas supostas transações”, diz o delegado Marco Guns. O homem foi conduzido à sede do DEIC para prestar depoimento.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre. Os documentos falsos apreendidos com o suspeito, segundo a polícia, comprovam a conduta de estelionato praticada nos últimos meses.

Foram encontradas contratações de documentos bancários, da Justiça Estadual, da Receita Federal, da Confederação Brasileira de Futebol, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, autorizações de negociação e documentos pessoais falsificados dos atletas, entre outros.

O investigado teria tentado vender o atleta Luan, do Grêmio, ao clube inglês Everton, participando presencialmente de uma reunião no clube europeu. Já Leandro Damião, do Internacional, foi oferecido ao clube saudita Al Wehda Soccer Club.

A investigação começou com denúncias anônimas, inclusive por parte dos verdadeiros empresários dos atletas, e com a descoberta de um perfil falso no Whatsapp, onde o suspeito se passava por um renomado empresário gaúcho do futebol.

Vinicius Prates, empresário do jogador Leandro Damião, diz que foi procurado pelo suspeito. “Ele disse que tinha uma proposta pelo Bobsin, do Leicester, mas como eu conhecia o diretor do clube, eu sabia que era mentira. Como é normal no futebol, não dei bola”, relata.

“O problema foi quando um empresário europeu me procurou para falar sobre o Damião. Disse que tinha um cara de Porto Alegre que o procurou e disse que trabalhava comigo. Esse empresário me passou os documentos falsos, o contrato com o Al Wheda falsificado que ele apresentou em meu nome. A sorte é que fui procurado diretamente por esse empresário europeu”, conta.

Fonte: g1.globo.com