Candidatos ao governo do RS nas eleições de 2018: veja quem são

Partidos têm até dia 5 de agosto para fazer as convenções. Os nomes têm que ser registrados até o dia 15, segundo calendário do TSE.

Eleições 2018 no Rio Grande do Sul (Foto: Arte/G1)

Veja nomes definidos em convenção de candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, em ordem alfabética:

Abigail Pereira (PcdoB)

Abigail foi confirmada como candidata ao governo do estado pelo Pcdob (Foto: Isabel Ferrari/RBS TV)Abigail foi confirmada como candidata ao governo do estado pelo Pcdob (Foto: Isabel Ferrari/RBS TV)

Abigail foi confirmada como candidata ao governo do estado pelo Pcdob (Foto: Isabel Ferrari/RBS TV)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) decidiu em convenção realizada na manhã do dia 4 de agosto, no Novotel, em Porto Alegre, lançar o nome de Abigail Pereira ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018.

O vice é Tiago Souza da Silva, que atualmente é vereador na cidade de Campo Bom. Até o final do encontro, foi deliberado que a legenda seguirá sozinha, mas novas composições podem acontecer até o dia 14.

Abigail é natural de Caxias do Sul, é formada em pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e atuou como secretária estadual de Turismo na gestão de Tarso Genro, do PT.

Eduardo Leite (PSDB)

PSDB confirma Eduardo Leite para o governo do estado (Foto: Bernardo Bortolotto/RBSTV)PSDB confirma Eduardo Leite para o governo do estado (Foto: Bernardo Bortolotto/RBSTV)

PSDB confirma Eduardo Leite para o governo do estado (Foto: Bernardo Bortolotto/RBSTV)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu, em convenção realizada neste domingo (5), no Centro de Eventos da Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, lançar o nome de Eduardo Leite ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018.

Como candidato a vice-governador, foi anunciado o delegado Ranolfo Vieira Júnior, da coligação com o PTB.

Eduardo Leite é natural de Pelotas, cidade do Sul no Rio Grande do Sul. Foi vereador, presidente da Câmara, secretário municipal e prefeito do município (2013/2016) pelo PSDB. Em novembro de 2017, assumiu a presidência estadual do PSDB gaúcho.

Jairo Jorge (PDT)

Jairo Jorge será o candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)Jairo Jorge será o candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

Jairo Jorge será o candidato do PDT ao governo do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)

O PDT confirmou a candidatura de Jairo Jorge ao governo do Rio Grande do Sul, em convenção no dia 26 de julho, em Porto Alegre. Jairo concorrerá pela primeira vez. Seu vice é o empresário Cláudio Bier, do PV.

Jairo Jorge tem 55 anos, é jornalista e já foi prefeito de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pelo PT, por dois mandatos. Foi pró-reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e ministro da Educação interino em 2004.

Ele havia sido anunciado pré-candidato pelo partido em outubro do ano passado.

Júlio Flores (PSTU)

Júlio Flores discursa durante convenção do PSTU em Porto Alegre (Foto: Jonas Campos/RBS TV)Júlio Flores discursa durante convenção do PSTU em Porto Alegre (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

Júlio Flores discursa durante convenção do PSTU em Porto Alegre (Foto: Jonas Campos/RBS TV)

O PSTU confirmou a candidatura do professor Júlio Flores para o governo estadual, em convenção realizada no dia 4 de agosto em Porto Alegre. A candidata a vice será a professora Ana Clélia Schneider.

Formado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Júlio Flores leciona na rede pública de ensino. Na década de 1980, quando trabalhava em um banco, foi diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Sindibancários). Em 1994, filiou-se ao PSTU, partido pelo qual disputou 11 eleições, para vereador, prefeito, governador e senador.

José Ivo Sartori (MDB)

Atual governador do RS, José Ivo Sartori, concorrerá novamente a governador do RS (Foto: Cristine Gallisa/RBS TV)Atual governador do RS, José Ivo Sartori, concorrerá novamente a governador do RS (Foto: Cristine Gallisa/RBS TV)

Atual governador do RS, José Ivo Sartori, concorrerá novamente a governador do RS (Foto: Cristine Gallisa/RBS TV)

Em convenção neste domingo (5), o MDB gaúcho confirmou a candidatura de José Ivo Sartori à reeleição para o governo gaúcho, nas eleições de 2018. O atual vice, José Paulo Cairoli (PSD), também será vice na chapa, que ainda é composta por PSB, PR, Patriotas, PSC, PRP, PMN e PTC.

A coligação terá dois candidatos ao Senado: José Fogaça, pelo MDB, e Beto Albuquerque, do PSB.

Mateus Bandeira (Novo)

Candidato ao governo do RS Mateus Bandeira falando na convenção que ocorreu na tarde desta sexta (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)Candidato ao governo do RS Mateus Bandeira falando na convenção que ocorreu na tarde desta sexta (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)

Candidato ao governo do RS Mateus Bandeira falando na convenção que ocorreu na tarde desta sexta (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)

O Partido Novo definiu o nome de Mateus Bandeira para concorrer ao governo estadual em convenção realizada no dia 20 de julho, em Porto Alegre.

Ex-presidente do Banrisul, o político tem 49 anos e foi escolhido por unanimidade pelo partido. Foi secretário de Planejamento e Gestão durante o governo de Yeda Crusius (PSDB) e presidente do Banrisul entre 2010 e 2011. É a primeira vez que ele se candidata ao governo do estado.

O candidato a vice de Bandeira é Bruno Miragem, que deixou o cargo de procurador-geral do município em junho de 2017, sob a alegação de que queria retomar a carreira de professor universitário. Ele também é advogado.

Miguel Rossetto (PT)

Miguel Rossetto foi oficializado como candidato ao governo do estado pelo PT (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)Miguel Rossetto foi oficializado como candidato ao governo do estado pelo PT (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)

Miguel Rossetto foi oficializado como candidato ao governo do estado pelo PT (Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV)

O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu, em convenção realizada neste domingo (5), no Clube do Comércio, em Porto Alegre, lançar o nome de Miguel Rossetto como candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2018. Ana Affonso será a candidata a vice-governadora.

Aos 58 anos, Miguel Rossetto foi ministro do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Geral da Presidência nos governos do PT. Também foi vice-governador do estado durante o mandato de Olívio Dutra.

Para o Senado, o partido confirmou as candidaturas de Paulo Paim, senador há dois mandatos pelo PT, e de Cleonice Back, de 35 anos.

Roberto Robaina (PSOL)

Roberto Robaina é lançado candidato ao governo do RS pelo PSOL (Foto: Reprodução/RBS TV)Roberto Robaina é lançado candidato ao governo do RS pelo PSOL (Foto: Reprodução/RBS TV)

Roberto Robaina é lançado candidato ao governo do RS pelo PSOL (Foto: Reprodução/RBS TV)

Roberto Robaina é o nome do PSOL na disputa pelo governo do estado. O nome dele foi anunciado em convenção no dia 22 de julho, em Porto Alegre.

Durante o evento, foi definida também a coligação com o PCB, que terá um dos candidatos ao Senado pela coligação.

Atualmente vereador de Porto Alegre, Robaina tem 50 anos, é formado em história, tem doutorado em filosofia e concorre pela terceira vez ao governo estadual. A candidata a vice-governadora da coligação é a professora de história Camila Goulart, de 33 anos, que trabalha na rede estadual de ensino.

Datas das convenções

Data Partido Candidato Cidade
20/07 Novo Mateus Bandeira Porto Alegre
21/07 PROS Sem coligação formal Porto Alegre
21/07 PSB Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
22/07 PSOL Roberto Robaina Porto Alegre
24/07 Patriota Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
26/07 PDT Jairo Jorge Porto Alegre
27/07 DEM Sem candidato Porto Alegre
28/07 PSDC Sem candidato Porto Alegre
29/07 PV Apoia Jairo Jorge (PDT) Porto Alegre
29/07 PPL Apoia Jairo Jorge (PDT) Porto Alegre
29/07 Solidariedade Apoia Jairo Jorge (PDT) Porto Alegre
29/07 SD Sem candidato Porto Alegre
29/07 PSD Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
30/07 PSL Sem definição Porto Alegre
30/07 Avante Apoia Jairo Jorge (PDT) Porto Alegre
30/07 PR Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
02/08 REDE Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
02/08 PMB Apoia Jairo Jorge (PDT) Porto Alegre
04/08 PP Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
04/08 PRB Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
04/08 PCdoB Abigail Pereira Porto Alegre
04/08 PSTU Júlio Flores Porto Alegre
05/08 PT Miguel Rossetto Porto Alegre
05/08 MDB José Ivo Sartori Porto Alegre
05/08 PSDB Eduardo Leite Porto Alegre
05/08 PPS Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
05/08 PTB Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
05/08 Podemos Apoia Jairo Jorge (PDT) Gramado
05/08 PMN Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
05/08 PRP Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
05/08 PSC Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
05/08 PTC Apoia José Ivo Sartori (MDB) Porto Alegre
05/08 PHS Apoia Eduardo Leite (PSDB) Porto Alegre
Fonte: g1.globo.com