ESPÉCIE DE PUMA EM EXTINÇÃO É ENCONTRADA NA REGIÃO

Moradora acionou a Polícia Ambiental ao ver o animal no pátio

Um animal em extinção foi encontrado nesta semana em Cerro Largo por policiais do Pelotão de Polícia Ambiental de São Luiz Gonzaga. Eles foram chamados por uma moradora, que informou sobre um filho de gato selvagem que invadiu o pátio da sua casa.

No local, os profissionais encontraram um Gato Mourisco, também conhecido como Jaguarundi (Puma yagouaroundi). O mamífero está desde de 2014 na lista de espécies silvestres ameaçadas de extinção no Rio Grande do Sul.

Ele foi capturado com as técnicas ambientais pela soldado Kristie e o sargento Portela e levado à atendimento médico. O veterinário avaliou o estado de saúde e liberou o gato. Depois, policiais levaram o animal raro para o Mantenedouro de Fauna Nativa São Braz, em Santa Maria. O local é um dos maiores criadouros conservacionista do estado. Lá são abrigados espécies vítimas de maus tratos e do tráfico, com o propósito de recuperá-los e devolvê-los à natureza.

O mantenedouro possui um Monumento da Liberdade, composto por gaiolas de onde foram resgatadas diversas aves nativas, que após recuperação foram soltas na natureza. Em caso de não possibilidade de reintegração ao habitat natural são mantidas no local sob cuidados médicos em recinto aproximado ao meio ambiente.

A orientação da Polícia Ambiental aos moradores que perceberem a presença de animal silvestre próximo à suas residências é de acionar uma equipe técnica para a captura. Os profissionais reforçam que jamais deve ser feita a captura sem a presença de especialistas.

Fonte: www.radiomissioneira.com