EM JUNHO – MANANCIAL MISSIONEIRO DA CANÇÃO

Encerrou-se no último dia 04 as inscrições para participação no Manancial Missioneiro da Canção, em sua 7ª edição. Até a meia noite do dia 4 de maio, 328 composições foram inscritas, ultrapassando as outras edições que já foram realizadas. Apesar da ajuda de custo ter um valor baixo, considerando outros eventos semelhantes que ocorrem em todo o Rio Grande, ficou evidente que existe um contingente de artistas, poetas e músicos, que apesar das dificuldades priorizam a arte, o companheirismo e o prazer de concorrer e de mostrar seu trabalho em um festival desta natureza. As inscrições chegaram dos quatro cantos do estado, inclusive de fora do Rio Grande do Sul.

O festival da Bossoroca, criado em 1990, supriu uma lacuna deixada pelo desaparecimento de inúmeros eventos semelhantes que existiam na região, e solidificou-se em razão de ser realizado em uma cidade, que acolhia com carinho e amizade, a cada participante que aqui chegava. Foi no palco do Manancial que muitos nomes, que hoje são referência na nossa música, fizeram suas primeiras apresentações, a exemplo de Wilson Pain, Cesar Oliveira, Miguel Marques, Adair de Freitas e Erlon Péricles, entre outros.

Realizado em uma época anterior à Lei de Responsabilidade, recebia recursos do Governo Municipal, sendo assim, até a 4ª edição, no ano de 1996. Já em 1999, pela primeira vez teve apoio da LIC – Lei de Incentivo à Cultura. Mas, após a 5ª edição, as dificuldades para conseguir apoiador foram cada vez maiores. As vozes do Manancial silenciaram até o ano de 2012, quando aconteceu a 6ª edição, que foi realizada graças ao apoio da Coopatrigo e da Camil Alimentos, da cidade de Itaqui.

E agora, seis anos depois, mais uma vez “as vozes do pampa gaúcho, voltam a brotar das fendas do chão”. É a 7ª edição que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e desta vez com o apoio cultural das Lojas Becker, importante incentivadora de eventos na região missioneira, através da Lei de Incentivo à Cultura do estado do RS. O Manancial terá um formato mais enxuto, sendo realizado em dois dias, sexta e sábado e em um ambiente diferente, já que sempre foi realizado no ginásio de esportes.

Como já foi dito, esta edição será, antes de tudo, uma oportunidade de reencontrar antigos amigos e fazer novas amizades. Por esta razão a diretoria da ACB prepara-se para receber os participantes e comunidade e, mais uma vez, realizar um evento que fique na história de Bossoroca, mostrando porque a Buena Terra Missioneira é conhecida como “referência cultural das Missões”.

 

Assessoria de imprensa da ACB

Fonte: Prefeitura de Bossoroca-RS